Cosern desenvolve equipamento para aferir medidores em campo sem interromper fornecimento de energia elétrica dos clientes

Equipamento vai permitir aferir medidores em campo sem interromper o 
fornecimento de energia
A área de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia Energética do Rio Grande Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, apresentou na última quarta-feira, 2, no Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), realizado em João Pessoa (PB), um equipamento que vai permitir aferir medidores em campo sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.
Iniciado como desenvolvimento experimental em 2008, chegando ao cabeça–de-série no final de 2016, o Aferidor de Medidor é resultado de uma parceria entre a área de P&D da Cosern, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), do Paraná, e a Montrel Tecnologia, em São Paulo, como parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Equipamento teve desenvolvimento experimental em 2008
Hoje, para os consumidores que solicitam a análise técnica dos seus medidores, a Cosern realiza o procedimento no endereço do cliente ou no laboratório próprio que possui no Edifício-Sede. No primeiro caso, com os equipamentos disponíveis no mercado, faz-se necessário a interrupção do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora para a realização do procedimento de aferição. Com o desenvolvimento do Aferidor, isso não será mais necessário, pois o novo equipamento realiza a compensação de carga e possibilita executar a aferição de acordo com os protocolos regulatórios.
O Aferidor desenvolvido na Cosern é constituído de um material robusto que possibilita agilidade e segurança no transporte, e foi projetado para permitir uma instalação simples e com usabilidade segura para o operador. O uso deste equipamento permite o diagnóstico rápido e preciso, melhoria da qualidade do serviço de aferição de medidor em campo e diminuição da quantidade de medidores enviados ao laboratório para análise técnica.
Companhia está sempre se modernizando para garantiu segurança e melhorias
 nos serviços aos clientes
Além da apresentação do Aferidor, a Cosern exibiu no Citenel painéis interativos e palestras educativas que percorrem todo o Estado nos projetos de Eficiência Energética, tai como “Energia Com Cidadania”, “Paxuá e Paramim”, “Realidade Aumentada”, “Aplicativo do Vale Luz” e “Maquete Virtual”. Todos esses projetos promovem o uso seguro e racional da energia, a cidadania e a conscientização da preservação do Meio Ambiente.
Sobre o Citenel e Seenel
O Citenel é uma mostra realizada a cada dois anos pela Aneel que reúne Distribuidoras de Energia de todo o país, apresentando projetos de inovação na área de P&D. A última edição foi encerrada sexta-feira (04), no Centro de Convenções de João Pessoa, simultaneamente ao V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel), que expõe projetos da área de eficiência das Companhias. Durante o evento houve a divulgação de artigos e informes técnicos ligados aos projetos de P&D e Eficiência Energética, regulados pela Aneel, além da exibição de produtos e resultados dos projetos aprovados pela Agência em anos anteriores.
Fotos: Divulgação/Cosern

Nenhum comentário :

Postar um comentário