IGARN SUSPENDE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO RIO AÇU


O governo do Estado por meio do IGARN (Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte), informou hoje (5) a interrupção da captação de água no rio Açu para usos múltiplos, com exceção do abastecimento humano e animal, no trecho entre a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a captação da Caern no município de Pendências. 

O anúncio foi feito junto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas- Açu. A medida se deve ao baixo nível de água observado na estação fluviométrica de Pendências que está com 0,77 m. Há risco de colapso de abastecimento de água para os municípios de Guamaré, Pendências e Macau. 

A permanência da redução deve ocorrer em 72 horas ou até que o nível de água na régua de medição na estação fluviométrica do município atinja novamente o nível de 1,00 m e se mantenha neste nível de medição. O governo esclarece que a determinação será fiscalizada e, caso não seja respeitada, os usuários estarão sujeitos às penalidades como multa e embargo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário