Mártires de Cunhaú e Uruaçu: Rio Grande do Norte celebra a festa dos seus padroeiros

Mártires são padroeiros do Rio Grande do Norte 
Nesta terça-feira, 3, a Igreja Católica celebra a festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil, padroeiros do Rio Grande do Norte. Neste dia, haverá programação especial no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal, e na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. Hoje  também é feriado estadual.
No Santuário do bairro Nazaré, a programação nesta terça-feira inicia às 9h, com missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Às 16h, será celebrada a segunda missa do dia, presidida pelo pároco, padre Fábio Pinheiro. Após a missa, acontecerá procissão luminosa pelas ruas do bairro Nazaré. A Paróquia do Santuário vem celebrando a festa em honra dos Mártires desde 23 de setembro.
Programação Monumento de Uruaçu
No Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, zona rural de São Gonçalo do Amarante, a programação nesta terça-feira será intensa. Inicia às 6h, com uma romaria saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante com destino ao Monumento. Na parte da manhã, serão celebradas três missas: às 7h, às 10h e às 12h. A partir das 14h, haverá show com cantores locais: Fátima Santos, padre Assis Melo e Banda Alfa e Ômega. Às 15h, subirá ao palco a cantora Adriana Arydes, conhecida nacionalmente. Às 18h, encerrando a programação, será celebrada missa presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira.
Canonização
No próximo dia 15, às 10h (5h da manhã, horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil.
Além da canonização, no dia 15, também acontecerão outras duas celebrações, em Roma. Antes, no dia 14, às 17h, serão rezadas as vésperas solenes, na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11h, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nenhum comentário :

Postar um comentário