Pesquisa BlogdoBG/Instituto Seta: é alto o percentual de potiguares que ainda não sabem em quem votar em 2018

Resultado de imagem para pesquisa para governo rn 
Pesquisa realizada pelo Blog do BG em parceria com o Instituto Seta, divulgada nesta quinta-feira, 5, mostra uma tendência de disputa direta entre o governador Robinson Faria (PSD) e a senadora Fátima Bezerra (PT) para o Governo do Estado em 2018.
Embora Robinson lidere na espontânea com 7,5% das intenções de voto, contra 6,5% de Fátima e 1,8% do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), o número de eleitores que não opinaram na pesquisa é bastante significativo: 47.7% não souberam ou não responderam. Os que não votariam em ninguém, branco ou nulo somam 33,9%, totalizando 81,6% dos eleitores que ainda não teriam candidato definido para governador.
Na estimulada (aquela em que os entrevistados têm acesso aos nomes) para o Governo do Estado, Fátima Bezerra lidera com 22,5%, seguida de Robinson Faria com 15,9%, Carlos Eduardo com 9,4%, Jaime Calado (PR) com 2,9% e o desembargador Cláudio Santos com 1,5%. Os que ainda estão indiferentes à sucessão governamental somam 47,7%.
Lula lidera em todos os cenários para presidente no RN (Foto: Reprodução)
Na corrida presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue despontando como favorito entre o eleitorado potiguar, segundo números da pesquisa do Blog do BG/Instituto Seta.
De acordo com o levantamento espontâneo, que é aquele em que o entrevistado fala o primeiro nome que vem à cabeça, Lula tem 40,7% das intenções de voto. Em segundo aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) com 6,9%, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 3,5% e João Dória (PSDB) com 1,6%.
No RN, conforme a pesquisa, 45,7% dos eleitores não opinaram sobre opção para presidente.
Conforme a pesquisa do Blog do BG/Instituto Seta, o eleitor potiguar está ressabiado em relação aos nomes para o Senado Federal. Na espontânea, o percentual dos que não responderam ou não sabem ainda em quem votar, mais os que estariam propensos a não votar em ninguém, votar em branco ou anular o voto chega a 94%.
Para o Senado, a pesquisa mostra os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) e a deputada federal Zenaide Maia (PR) empatados tecnicamente em todos os cenários apresentados.
Agripino, Zenaide e Garibaldi aparecem empatados tecnicamente na pesquisa 
Na espontânea, em que o entrevistado fala o primeiro nome, como primeira escolha aparecerem Garibaldi (5,7%), Agripino (4,7%), Zenaide (2,7%) e a senadora Fátima Bezerra que na disputa também aparece com 3,5%. Como segunda opção de senador, aparecem novamente Garibaldi (2,2%), Agripino (2%) e Zenaide.
Na estimulada, onde são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, o cenário se repete tanto na ordem, quanto na diferença mínima dentro da margem de erro. Como primeira opção aparecem Garibaldi (16,6%), Agripino (14,1%) e Zenaide (12,5%). Como segunda, novamente Garibaldi (5%), Agripino (5%) e Zenaide (3,2%).
Senado/Estimulada:
NS/NR – 47,9
Ninguém/branco/nulo – 33,9
Total – 81,8%
Senado/Espontânea:
NS/NR – 85,5
Ninguém/branco/nulo – 9,2
Total – 94,7%
A pesquisa do Instituto Seta, a pedido do Blog do BG, foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, em 49 municípios do Rio Grande do Norte, com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
Com informações BlogdoBG/Instituto Seta

Nenhum comentário :

Postar um comentário