Evento em Natal marca encerramento da formação de formadores do PNAIC


O evento contou com a participação de mais de mil profissionais da educação

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Secretaria de Educação do RN, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizou o encerramento das atividades de formação dos formadores locais e regionais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação. O evento aconteceu no hotel Praiamar, em Natal.

O programa de formação tem como objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A secretária Adjunta de Educação do RN, Mônica Guimarães, durante a abertura do evento, falou sobre a importância da colaboração para a formação dos professores. “Não é possível falar em formação continuada sem pensar na colaboração com os municípios. Compreendemos a importância desse programa e o resultado que ele trouxe para o RN, avançando significativamente nos indicadores”, disse a secretária.
As atividades do encontro foram conduzidas pela coordenadora estadual, professora Suzana Brito; coordenadora da Undime, profedssira Janaína Bezerra; e as coordenadoras da UFRN, professoras doutoras Maria Cristina Paiva e Denise Carvalho.
“Foi com envolvimento e o compromisso de todos nós, com a qualidade do ensino do Rio Grande do Norte fomos convidados a superarmos gradativamente alguns desafios e seguirmos em frente em prol da alfabetização de nossas crianças e adolescentes, com o desejo dos educadores que se propõem em lutar por um presente e um futuro mais igualitário para todos”, declarou a coordenadora estadual, proessora Suzana Brito.

Educação de Alto do Rodrigues, presente ao evento.
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Irani Cunha e Gilka Cunha, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A secretária de Educação Irani Cunha, esteve presente ao evento em companhia das coordenadoras da Educação Infantil do município.

O evento
A programação contou com mesas redondas sobre a perspectiva das equipes de formação, como também, as expectativas dos formandos locais, regionais e cursistas. Também teve o momento da conferência, intitulada “A alfabetização de crianças, a BNCC e a formação de professores”.
O PNAIC contribuiu para o desenvolvimento do ensino, como explica a formadora Teônia Maria. “Nós obtivemos muitos avanços graças ao programa, o qual disponibilizou ferramentas de trabalho que serão utilizados no exercício da nossa profissão”, afirmou a formadora .

O fim do ciclo de atividades contou com a presença de 17 formadores, 736 professores, 140 coordenadores de escolas (anos iniciais) e 196 articuladores do PNAIC, totalizando um público de 1.079. “A formação do PNAIC se destaca pela oportunidade de possibilitar ricas e reflexivas experiências aos formadores, nos levando a dimensionar as práticas de alfabetização, visando mudanças efetivas na aprendizagem, leitura e escrita, considerando as especificidades de cada faixa etária”, destacou a formadora regional, Cláudia Lira.
Estavam presente também a presidente da Undime, Jeane Dantas; presidente do comitê gestor de formação inicial e continuada de profissionais do magistério de educação básica, Maria Carmem; a coordenadora geral do PNAIC, Suzana Rodrigues; representante da reitora da UFRN, Márcia Gurgel; e representante dos formadores, Cíntia Lins Melo.

Saiba mais
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, em parceria com os estados e municípios. No RN, o PNAIC integra duas frentes de ação do Planejamento Estratégico da SEEC, o RN Alfabetizado e o ProFundamental, que visam atingir as metas do Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário