Memorial Itinerante Wilma de Faria segue no Midway Mall até o próximo sábado

As primeiras 48 horas do Memorial Wilma de Faria em Natal foram suficientes para levar centenas de pessoas à exposição instalada no Midway Mall, no bairro de Lagoa Nova, desde o último sábado (23). A mostra segue aberta para visitação sempre das 10h às 22h, de forma gratuita, até o próximo dia 30.
Na abertura, realizada no fim de semana, amigos, familiares, antigos correligionários, ex-secretários e admiradores se reuniram para homenagear a memória de lutas e protagonismo da professora e primeira mulher a assumir a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado. Após uma emocionante solenidade que contou com a exibição de um vídeo que narra parte da história de Wilma de Faria, a filha, socióloga e deputada estadual Márcia Maia fez um breve discurso em que enalteceu a importância de guardar a memória do próprio Rio Grande do Norte.
“Promover o acesso à história do nosso estado, seja através da luta e do protagonismo feminino de Wilma de Faria, seja de outros grandes nomes de nossa história, é possibilitar que as pessoas possam valorizar as lutas do passado, promover o encontro com a própria identidade e encontrar referências para o futuro. Precisamos lutar para que a história seja valorizada e conhecida por todos”, afirmou Márcia.
Entre fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais, a caminhada é narrada desde a juventude até a elevação à chefia do Executivo Norte-Riograndense. O Memorial retrata as obras de relevância, ideais de igualdade e justiça social dos programas implantados à época do seu governo e o protagonismo feminino que abriu caminho para outras mulheres na política potiguar. 
A exposição alcança a 10º edição após passar por pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba, Pau dos Ferros, Macau, João Câmara, Assu, Mossoró e Patu. Milhares de pessoas de todas as regiões do estado já passaram pela mostra que reconta a história da vida pública e, de forma delicada e intimista, traz um olhar próximo da vida pessoal de Wilma de Faria.  
Sobre Wilma de Faria
Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó, no Seridó do RN. Filha de Morton Mariz de Faria e Francisca Sales P. de Faria, foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição da qual também foi professora. Especializou-se em Sociologia e mestrado em Educação.
A trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. Em 1986 foi eleita a primeira deputada federal do RN, cuja atuação recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap. Integrou o “lobby do batom”, uma luta pelos direitos das mulheres, durante o debate da Constituição Cidadã de 1988.
Em 1989 tornou-se a primeira prefeita de Natal, cidade que administraria por mais dois mandatos: 1996 e 2000. Em 2002, foi eleita a primeira mulher a governar o RN e se reelegeu em 2006. Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por 20 anos. Em 2016, assumiu a presidência do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e se elegeu vereadora de Natal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário