Guarda Municipal realiza maior apreensão de animais silvestres em feira livre no ano em Natal.


117 aves silvestres da fauna brasileira foram resgatadas na manha deste sabado por agentes da Guarda Municipal do Natal.
As aves, de 15 espécies diferentes, estavam sendo comercializadas na feira livre do Conj. Santa Catarina, Zona Norte de Natal. Duas pessoas foram detidas e conduzidas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), onde foram identificadas e autuadas por crime ambiental pela equipe de plantão da Fiscalização Ambiental da secretaria.
As equipes da Guarda Municipal chegaram a feira livre depois de um chamado via CIOSP 190, comentou o GM Inacio, que conduziu a operação.
Dentre as aves resgatadas estavam espécies ameaçadas de extinção, como o anumará, o verdelim e o Periquito da Caatinga, e cuja multa é de R$ 5.000,00 por individuo, completou Inácio.
Após identificar as espécies, as aves foram conduzidas para soltura em uma reserva ambiental. As aves exóticas ao Bioma de Mata Atlântica e aquelas que precisavam de cuidados médicos, foram conduzidas para um centro de reabilitação registrado pelo IBAMA.
Criar, capturar, comercializar ou manter em cativeiro aves silvestres é crime prevista na Lei 9.605/1998. Denuncias podem ser feitas pelos telefones 190 e 181 (disk denuncia), ou ainda na Ouvidoria da SEMURB no 3616 9829.
Tribuna do Norte

Comentários