Projeto Cetáceos da Costa Branca realizará soltura de tartaruga marinha, nesta quinta

Tartaruga reabilitada é devolvida ao mar (Foto: Arquivo-2017/Portal Uern)
Nesta quinta-feira, 22, acontecerá mais uma soltura de tartaruga marinha na praia de Upanema, a partir das 16h. A equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), vai devolver ao mar, já reabilitada, uma tartaruga da espécie Oliva.
A ação ecológica será realizada em frente a sede do Centro de Reabilitação do Projeto, na orla de Upanema.
Consolidado devido ao trabalho de monitoramento, resgate e proteção de animais marinhos, o projeto institucional Cetáceos da Costa Branca/Uern, já é referência no Brasil.
Além da base de reabilitação de Areia Branca, o projeto possui outras bases de apoio e pesquisa. Em Mossoró, a base é voltada para pesquisa e diagnóstico de morte dos animais. O Centro de Diagnóstico está localizado no Campus Central da Uern.
O monitoramento realizado pelo projeto abrange uma faixa litorânea de 400 km do Rio Grande do Norte e mais 150 Km do Ceará – de Caiçara do Norte (RN) até Aquiraz (CE).
Durante os monitoramentos de praias são registradas as ocorrências de tartarugas marinhas, aves, golfinhos, baleias, peixes-bois e descartes de peixes vivos ou mortos.

Comentários