5ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta segunda-feira (15) em Alto do Rodrigues

O governo municipal, através da secretaria de Saúde, pasta que tem como titular a secretária Maria Auxiliadora Martins, realizou durante a manhã e tarde, desta segunda-feira (15), a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na quadra de esportes Omar Rodrigues, anexo da escola municipal Mons. Walfredo Gurgel, iniciando com o credenciamento, e café da manhã, na sequência, com a cerimônia de abertura e formação da mesa, composta pela vice-prefeita Emília Patrícia, que na oportunidade representou o prefeito Abelardo Rodrigues, servidores municipais da área de saúde e convidados.
Nesta quinta edição, a Conferência abordou o tema: “Democracia e Saúde”, explorando os seus mais diversos eixos temáticos. A primeira a fazer uso da palavra foi a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora. No seu pronunciamento, ela deu boas vindas aos presentes e discorreu a cerca da importância da conferência, para o avanço do serviço público de saúde local e, na deliberação de demandas em outras instâncias, já que as questões e sugestões abordadas no evento, serão levadas para as conferências estadual e nacional.
A vice-prefeita Emília, também se pronunciou e reforçou a importância do evento para o município, pregando a união dos conferencistas como uma forma de contribuir para o desenvolvimento da área de saúde. A representante do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima, também levou a sua mensagem a cerca da conferência. O farmacêutico do Nasf, Francisco Juscelino, aproveitou o momento para falar sobre a Farmácia Comunitária, um projeto que segundo disse, tem gerado resultados bastantes satisfatórios para comunidade, servindo inclusive de exemplo para outros municípios, e reforçou o convite para aqueles que desejam parar de fumar, procurar o grupo anti-tabagismo dos NASF.
Convidada para explorar o tema do evento, a conferencista Solane Costa, abordou em sua palestra os mais variados assuntos, entre os quais, a responsabilidade de toda equipe de profissionais envolvidos diretamente com os usuários do sistema público municipal de saúde, de como deve ser feito o tratamento e atendimento nas unidades, sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que muitas vezes a população desconhece sua funcionalidade, sobre os recursos limitados para manter um serviço de qualidade nos municípios, entre outros.
Após a palestra houve uma pequena pausa para o almoço, e na sequência, foram formados os grupos para discussão e apresentação das propostas, com base nas questões dos eixos temáticos explorados na conferência. A sugestões de cada grupo, foram apresentadas e aprovadas por meio de votação, pelos conferencistas presentes, finalizando a programação com a escolha dos delegados que irão participar da Conferência Estadual que será realizada em Natal.
DELEGADOS ELEITOS POR CATEGORIA:
USUÁRIO
Maria Ivone Santos Silva
Maria Elizabete (suplente)
Maria de Fátima Miguel
Maria Borges Neta (suplente)
TRABALHADOR
Maria Nílcia Nunes Bezerra
Vinícius Maia (suplente)
GESTOR
Jankeline Ferreira
Antônio Flávio  (suplente)v

Comentários