Lâmina de sangria do Açude Público Mendubim já se aproxima dos 65 centímetros

Foto: Sueldo Araújo
Informação transmitida pelo servidor público Sueldo Araújo dá conta que o Açude Público Mendubim na zona rural de Assú amanheceu neste domingo, dia 14 de abril com uma lâmina de sangria na marca de 63 centímetros.
É possível que assim como no domingo passado, haja uma elevada quantidade de pessoas visitando o reservatório que está transbordando desde o último dia 04.
 
Defesa Civil
O gabinete do prefeito Gustavo Montenegro Soares, em Assú, foi sede, na manhã deste sábado, dia 13 de abril, de uma reunião de emergência convocada pela coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e pela própria gestão municipal. O objetivo foi avaliar o quadro gerado pelo aumento da capacidade volumétrica de alguns reservatórios existentes no território do município, principalmente o açude público de Mendubim, que, em consequência, criou um cenário de quase isolamento de algumas povoações ao seu redor. O referido açude chegou a estar com vazão superior a 50 centímetros neste sábado.
O coordenador da COMPDEC, Marcelo Galvão – que também é secretário de Meio Ambiente – disse que a primeira providência seria promover uma vistoria “in loco” aos locais de maior preocupação: a comunidade de Cumbe e adjacências. O passo seguinte será produzir um relatório fotográfico e textual acerca quadro instalado. Paralelamente, será aberto canal de diálogo com o IGARN – gestor da política hídrica do estado – e o DNOCS – gestor do açude Mendubim – sobre a algumas ações em prol dos moradores das localidades onde o problema é mais acentuado. Também será vista a necessidade ou não de instalação de Estado de Alerta por conta do crescimento do nível das águas.
Logo cedo o prefeito Gustavo Soares nos mobilizou para, juntamente com as entidades e instituições que fazem a COMPDEC, nos reunirmos extraordinariamente com o intuito de agilizar as ações que se façam necessárias para atender as populações que porventura estejam isoladas por conta da sangria do açude Mendubim”, declarou o secretário municipal de Governo, Clebson Corsino. A notícia é do setor de comunicação da Prefeitura do Assú.
A água está seguindo rumo a Lagoa do Piató. Moradores das comunidades em torno da Lagoa comemoraram o acontecimento. 

Comentários