Governo do RN entrega equipamentos e EPI’s aos municípios afetados por óleo

Governo do Estado tem tomado ações para minimizar os impactos do derramamento de óleo (Foto: Elisa Elsie)
Nesta segunda-feira, 28,, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, iniciou a entrega dos kits com equipamentos de proteção individual (EPI’s) e ferramentas a serem usados por voluntários e servidores públicos envolvidos na limpeza do óleo das praias. Cada kit contém pás, baldes, peneiras, carros de mão, máscara com respirador, peneiras, big bags, bombonas plásticas, filtro solar, luvas e botas de borracha de cano médio.
Durante todo o dia, a equipe da Defesa Civil Estadual fez a divisão do material e a noite começou a entrega dos kits. Inicialmente, foram atendidos os municípios com maior registro de áreas afetadas pela incidência do óleo. São eles: Parnamirim, Tibau do Sul, Canguaretama, Georgino Avelino. As outras cidades atingidas receberão os kits nesta terça-feira, 29. Os materiais entregues são parte doação feita pela Companhia Energética do RN (Cosern), que doou as botas, luvas de borracha, máscaras com proteção para gases e protetor solar; do material enviado pelo Governo Federal, por meio do Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), entregou pás, carros de mão, ancinhos, peneiras, baldes e big bags; e do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), que adquiriu bombonas plásticas.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente Marcos Carvalho, reforçou junto aos agentes das coordenadorias de Defesa Civis Municipais a importância desse material apenas ser entregue aos voluntários que foram treinados. “Os monitoramentos continuarão amanhã e caso persista a condição de praia afetada os voluntários serão convocados”, afirmou.
Carvalho reiterou ainda, “pedimos aos agentes públicos envolvidos na limpeza, assim como os voluntários, que não permitam o trabalho de pessoas não capacitado, crianças, adolescentes e idosos. Isso porque, estamos falando de um contexto de praia, com exposição ao sol, e toxicidade, por conta do óleo. É preciso esse cuidado”.
O Governo do Estado tem tomado ações para minimizar os impactos do derramamento de óleo. Cadastrou e capacitou quase dois mil voluntários para atuarem na retirada do óleo. “O nosso litoral voltou a sofrer neste último final de semana com vestígios de óleo deste desastre ambiental. Esse incidente tem prejudicado a todos. Desde o meio ambiente, a economia e a sobrevivência de várias pessoas que vivem do comércio e da pesca. Entretanto, temos contado com a ajuda de muita gente para superar essa tragédia. E essas pessoas precisam ser protegidas por meio do uso de EPI’s adequados”, disse o diretor do Idema, Leon Aguiar.
Os representantes do governo do Estado agradeceram a iniciativa da Cosern em destinar EPI’s e somar ao esforço de redução de danos, que tem mobilizado toda a sociedade.
A campanha de arrecadação continua
As doações podem ser destinadas à unidade do Idema, localizada na Av. Nascimento de Castro, 2127 – Lagoa Nova, na sede do Crea-RN, na Av. Salgado Filho, 1840-Lagoa Nova, e na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), no Centro Administrativo (Escola de Governo), das 8h às 17h. Todo material será repassado aos voluntários, treinados pela Defesa Civil, para trabalhar diretamente na contenção dos danos provocados pelo crime ambiental.

Comentários