Globo exibe placa destruída no Zorra Total e deputado promete moção de repúdio

Foto:Reprodução
Programa de humor que tem feito sátiras semanais à política e às desigualdades da sociedade brasileira, o Zorra Total tratou da Consciência Negra e fez críticas ao racismo nesse sábado (23). O programa da TV Globo chegou a exibir a placa da exposição sobre o genocídio negro que foi destruída por um deputado do PSL na Câmara nessa semana. A exibição da placa na cadeia nacional de televisão, contudo, desagradou a bancada da bala, que promete apresentar uma moção de repúdio contra a Globo e exigir direito de resposta na Justiça.
Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que a Frente Parlamentar da Segurança Pública vai apresentar uma moção de repúdio contra a Rede Globo na Comissão de Constituição e Justiça e também na Comissão de Cultura da Câmara. “Solicitarei ao presidente Rodrigo Maia que essa moção seja pautada no plenário da Câmara, para demonstrar nosso repúdio contra a Rede Globo que extrapola o direito à liberdade de expressão. Vamos acionar a justiça para que os responsáveis respondam por esse ato e que tenhamos o direito de resposta”, informou o deputado.
Para o Capitão Augusto, que já havia criticado a placa da exposição sobre o genocídio negro antes de o Coronel Tadeu (PSL-SP) destruir o painel que mostra um negro morto e um policial ao fundo, a exibição dessa placa na Globo “tem a clara intenção de afrontar e denegrir a imagem de todos Policiais Militares do Brasil, querendo atribuir o genocídio de negros aos policiais militares”. O deputado ainda classificou o trabalho, do artista Carlos Latuff, como um cartoon “polêmico e ofensivo”.
Responsável pela destruição da placa, o Coronel Tadeu ainda não fez comentários sobre o programa da Globo, que começou com uma sátira ao racismo enfrentado diariamente pelos negros brasileiros e terminou com a exibição da placa de Latuff. O painel, que foi recolocado nas paredes da Câmara por deputados da oposição um dia depois do ataque do Coronel Tadeu, foi exibido junto com os créditos finais do Zorra Total.
Congresso em Foco

Comentários